sexta-feira, 2 de novembro de 2012

GRANDE DIA: FRANKENWEENE




 

Estreiou hoje nos cinemas Frankenweenie, o novo-velho filme do Tim Burton! Novo-velho porque na verdade ele originalmente era um curta metragem que o Tim fez em 1984, com atores de verdade. Agora em 2012 ele relança a mesma história, mas numa versão longa e com bonecos (mesmo estilo de O Estranho Mundo de Jack e Noiva Cadáver).

 

 A história é super auto-biográfica. Victor – que é a cara do Tim Burton quando era novinho – vivia numa cidade clássica americanóide dessas de subúrbio americano, onde não tinha muitos amigos além de seu cachorro Pepe e já desde cedo possuia uma paixão por fazer filmes “B”.


 

 

 Um detalhe maravilhoso do filme é a “participação” do grande ídolo do Tim, Vincent Price. Pra quem nunca ouviu falar, ele era um ator famoso por fazer filmes de terror desde os anos 40, além da voz que narra o Thriller do Michael Jackson e o pai de Edward Mãos de Tesoura. O professor de ciências do pequeno Victor é A CARA do Vincent Price, mas como o verdadeiro infelizmente já faleceu, a voz é de outro ator, o Martin Landau (que fez Bela Lugosi em outro filme do Tim, Ed Wood).



 
 

 Eu lembro de ver um video a uns bons anos atrás do Tim falando que já estava dando início à produção e que sempre quis fazer uma versão longa desse filme, que foi praticamente o segundo filme realmente DELE que ele filmou (o primeiro foi Vincent). E finalmente chegou a hora de estrear! Nesse mesmo vídeo ele conta que o filme foi todo baseado nos seus desenhos, assim como foi com O Estranho Mundo de Jack. Adoro os desenhos do Tim!!! <3

 

 Assim como na versão original, Frankenweenie é todo em Preto e Branco! Uma referência ao filmes de terror B que inspiraram tanto o Tim Burton durante sua juventude. Engraçado pensar que mesmo assim os bonecos foram feitos com cores! Aliás pra quem curte saber mais detalhes, aqui vai uma entrevista legendada e um making-of!





 No original havia uma participação curiosa: Sophia Copolla (sim a diretora de Encontros e Desencontros) era uma das coleguinhas de Victor! E Victor era o ator de “A História Sem Fim”!!! Nessa versão o elenco conta com Winona Ryder como a vizinha Elsa e Catherine O’Hara (a voz da Sally, a namoradinha do Jack!!!) como a mãe do Victor, a Garota Estranha e Profa de Ginástica.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário