sexta-feira, 7 de setembro de 2012

CINE LOITO: O Retorno a OZ


Ele foi feito em 1985 inspirado nos livros que contam a história da Dorothy e o mundo de Oz depois daquela história que todo mundo conhece. Muita gente não sabe, mas Frank Baum, o autor da história, escreveu vários livros sobre Oz e apenas um deles é aquela história do filme de 1939.





Dorothy e seus famosos amigos Leão, Homem de Lata e Espantalho. Além deles também tem os novos: Jack (cabeça de abóbora é um personagem antigo de halloween, e sim é o mesmo do Mundo de Jack) e Tik-Tok o guerreiro da armada de Oz.






Esta história começa seis meses depois da volta de Dorothy para a sua casa, aquela coisa toda de “Não há lugar como o nosso lar” e tudo mais. Só que ela não para de falar de Oz e das aventuras e amigos que fez por lá. Os tios começam a achar que ela está maluca e a levam para um médico que vai trata-la com o que há de mais moderno no século 19: tratamento de choque elétrico!







A pobre Dorothy acaba escapando com a ajuda de uma menina loirinha misteriosa e ela acaba indo parar em Oz novamente. Mas ao invés do Espantalho estar no seu lugar de rei de Oz (isso só existe na história original e não no filme dos anos 30) há um novo e terrível rei que está destruindo tudo e transformando todos em pedra!


O ator que fazia o personagem Tik-Tok era um ginasta que ficava de ponta-cabeça, de costas, com as pernas dobradas!!! Como pode??? Pior que eu assisti esses dias e não conseguia parar de me perguntar como o personagem andava. Achei que era um robô mesmo… Nunca imaginaria que era um ginasta de ponta-cabeça!


Nessa história o Totó acaba ficando em Kansas e quem acompanha a Dorothy é a galinha Billina.







Uma das inimigas da Dorothy é a bruxa Mombi, que coleciona cabeças de moças bonitas para trocar o tempo todo como se fossem sapatos! Ela tem um corredor com displays das cabeças, é bem assustador. A personagem é inspirada na princesa Langwidere que aparece no livro “Ozma de Oz”.



Ozma é a princesa de Oz. Ela é meio fada meio menina (pelo menos segundo a história do livro) e está presa no castelo da Mombi. Mas de alguma maneira ela consegue ajudar a Dorothy no mundo real.


A atriz que faz a Dorothy nesse filme é a Fairuza Balk (Tão lembrados??).
Ela cresceu e se tornou uma pessoa bem diferente da fofa e inocente Dorothy Gale do Kansas…


Que fez o filme Jovens Bruxas, que eu adoroo!!! Pra quem não viu #FicaDica.





xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário